A Páscoa é um período em que muitas pessoas acabam exagerando na alimentação, com alimentos calóricos e o consumo exagerado de chocolates. No entanto, é possível preparar receitas saudáveis e deliciosas para comemorar a Páscoa sem excessos.
Vale a pena aproveitar o período e consumir mais peixes, pois são inúmeros os benefícios à saúde. Segundo a gerente de Nutrição do HCor (Hospital do Coração), Rosana Perim, os peixes possuem proteínas de fácil digestão, e com um valor nutritivo superior ao das carnes vermelhas. Além disso, são ricos em substâncias que o corpo não produz, como o ômega 3 – um aliado do coração. Neste caso, cuidados com a conservação e o transporte do alimento devem ser observados pelo consumidor. O ideal é adquirir produtos de estabelecimentos certificados pelos órgãos fiscalizadores
E como resistir aos chocolates?
Saborosos, porém com alto teor de açúcar, gordura e muitas calorias, o chocolate deve ser consumido com moderação, para que não seja prejudicial à saúde. A grande maioria é composta de manteiga de cacau, massa de cacau, sacarose (um tipo de açúcar) e aromatizantes.
Quando consumido em quantidade moderada fornece vitaminas, sais minerais e flavonoides (substâncias antioxidantes, presentes principalmente nos flavonoides, que retardam o envelhecimento e contribuem para a redução dos riscos de doenças cardiovasculares), além de impedir que o mau colesterol (LDL) se acumule no sangue.
É a velha história que todos nós já conhecemos... comer com moderação, não faz mal a ninguém!
Comments