Sobre nosso laboratório

História

O Laboratório Bioanálises oferece ao mercado gaúcho o que há de melhor em exames clínicos e laboratoriais. Só uma empresa com mais de 40 anos que conhece as necessidades dos seus clientes, pode proporcionar tantos serviços de alta eficiência.

Nossa área técnica conta com instalações adequadas às normas da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Todos os nossos ensaios são mensalmente avaliados pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), e por mais de 10 anos recebemos anualmente a classificação excelente, o que reflete o nosso alto padrão de qualidade. Além do PNCQ como controle externo, avaliamos o nosso próprio Controle da Qualidade Interno diariamente. 

O Laboratório Bioanálises é referência em qualidade, atende praticamente todos os convênios, e oferece mais de 2 mil tipos de exames, desde os de baixa complexidade até testes de DNA, genética e toxicologia.

O Fundador

Professor Antonio José Marques D’Almeida

Farmacêutico bioquímico; professor da faculdade de Farmácia da UFRGS; especializado em química toxicológica e bromatológica, patologia clínica, bacteriologia e microbiologia. Foi presidente do Conselho Regional de Farmácia nas gestões de 1972-1974 e 1990-1996.

No dia 21 de janeiro de 2004, Antonio José Marques D’Almeida faleceu. A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas perdeu um de seus profissionais mais importantes.

Nascido em Portugal, em 15 de junho de 1928, Antonio tornou-se brasileiro por opção. Fez o curso primário em sua terra natal. Ao chegar com os pais no Brasil, escolheu a cidade de Porto Alegre (RS) para morar, continuando seus estudos no curso secundário do Colégio Nossa Senhora do Rosário e Colégio Júlio de Castilhos.

Sua trajetória profissional começou na Faculdade de Farmácia de Porto Alegre, onde em 1952 formou-se farmacêutico. Participou de cursos de atualização e aperfeiçoamento, passando por quase todas as disciplinas de análises clínicas, destacando-se o curso de Atualização em Bioquímica e o de Aperfeiçoamento em Biologia Comparada em animais de laboratório, anatomia e fisiologia.

Ingressou na carreira universitária como instrutor de ensino da disciplina de Química Toxicológica e Bromatológica da Faculdade de Farmácia de Porto Alegre, passando depois a professor assistente da mesma.

Foi integrante de bancas examinadoras de concursos para habilitação das faculdades de Farmácia e Odontologia da Ufrgs e Química da PUC, ambas no Rio Grande do Sul. Também passou pelas Universidades de Caracas e Cidade do México, onde foi professor convidado para proferir cursos na área sobre Líquido Céfalorraquidiano.

Também foi autor de vários trabalhos científicos na área de análises clínicas, com ênfase em Antibiogramas e Sedimento Leucócitário em Hemoculturas. Esteve, ainda, em inúmeros congressos científicos como conferencista e em mesas redondas. Foi pioneiro na padronização das análises clínicas, tema divulgado no primeiro Congresso Brasileiro de Análises Clínicas da SBAC. O modelo é seguido até hoje.

Das suas atividades profissionais, destacam-se:

  • Fundador do Laboratório Marques D’Almeida, hoje chamado de Laboratório Bioanálises;

  • Diretor do Serviço de Análises Clínicas do Hospital da Criança Santo Antonio;

  • Nomeado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul para exercer o cargo de Químico do Instituto de Pesquisas Biológicas;

  • Diretor do Departamento de Análises Clínicas e Química Biológica da Associação de Farmacêuticos Químicos do Rio Grande do Sul.

  • Das inúmeras homenagens por mérito, mencionamos:

  • A do Conselho Regional de Farmácia por sua administração em vários mandatos;

  • Medalha da Faculdade de Farmácia da Ufrgs, em reconhecimento à sua atividade de professor;

  • Placa de reconhecimento pelos 20 anos de dedicação à causa da criança, concedida pelo Hospital da Criança Santo Antônio;

  • Diploma de Honra ao Mérito, dado pela SBAC, por sua participação ativa na fundação e implantação da sociedade.

Programa Nacional de Controle de Qualidade

O Laboratório Bioanálises participa do programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), unidade mantida pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).

Entendemos que o padrão de qualidade do Laboratório é ponto fundamental, oferecendo atendimento e resultado de exames precisos e com confiabilidade.

O Laboratório Bioanálises em 2011, recebeu o Certificado de Excelência Laboratorial, categoria ouro do Programa Nacional de Qualidade, por seu excelente desempenho durante 10 anos, que mostra o compromisso total com a qualidade.

Nossos Certificados

Alvará e Funcionamento
Programa Nacionional de Controle de Qualidade
Licença Sanitária
Sistema Nacional de Acreditação
Certidão de Responsabilidade

Central de Atendimento

Tel: 51-3346-6100

  • Facebook

©  2018 por Bioanálises

1280px-Siemens_Healthineers_logo.svg.png