Bioanalises
Resultado de Exames Unidades

Porto Alegre

Central de Atendimento

(51) 3346-6100

Porto Alegre

Júlio de Castilhos

(51) 3224-9000

Porto Alegre

Centro Histórico

(51) 3224-7584

Porto Alegre

Unidade Passo D´Areia

(51) 3325-0403

Novo Hamburgo

Unidade Centro

(51) 3594-1606

Esteio

Unidade Centro

(51) 3459-4548

São Leopoldo

Unidade Centro

(51) 3568-4848

Gravataí [nova unidade]

Unidade Centro

(51) 3484-1247

Porto Alegre

Unidade Menino Deus

(51) 3023-7688

Canoas

Unidade

51 3059.9300

Retorna

Perguntas Frequentes

Como acessar os resultados dos meus exames?
Resposta:
Para acessar o resultado dos exames, acesse o site e clique no link Resultado de Exames.
(Atenção: para ver os exames, você precisa ter o programa Adobe Reader instalado no computador). Na página há um link para você baixar o programa.

É obrigatório estar em jejum para realizar exame de sangue?
Resposta:
Depende do que foi solicitado por seu médico. Nem todos os ítens pedidos na receita médica requerem jejum. O hemograma é um desses casos. Entretanto, há outros casos em que o jejum é necessário, como a análise de glicemia e triglicerídeos. Os funcionários do Bioanálises informam quantas horas de jejum são necessárias para a realização de cada exame.

Após a coleta de sangue, algumas vezes o local da inserção da agulha pode ficar arroxeado. Por quê?
Resposta:
Isto é chamado hematoma, e ocorre quando o sangue extravasa da veia. Pode acontecer em casos de pacientes com veias finas, com muita pressão sanguínea, problemas de coagulação ou uso de medicação.
Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta. Para evita-los recomendamos não carregar peso (bolsas, sacolas e mochilas) além de não dobrar o braço após a coleta.
Se ocorrer, de imediato comprima o local, se possível com compressa (gaze) fria; depois recomenda-se compressa morna.

Como a alimentação pode interferir no resultado dos exames? A alimentação interfere nos resultados de colesterol e triglicerídeos?
Resposta:
O alimento consumido nos dias anteriores ao exame pode interferir no resultado. Por isso, recomendamos uma diéta estável nos dias anteriores ao exame e cumprir o prazo de jejum indicado. Por exemplo, o paciente com triglicerídeos normais que consumir alimentos mais gordurosos do que o habitual nos dias anteriores a coleta poderão obter resultados falsos elevados.

Os resultados dos exames laboratoriais podem apresentar alteração após atividade física?
Resposta:
Sim. Testes realizados depois de qualquer atividade física podem apresentar alterações. O paciente deve se encontrar em situação de repouso antes de fazer os exames.

O resultado do exame pode apresentar alguma alteração caso o paciente esteja fazendo uso de algum medicamento?
Resposta:
Independentemente do medicamento que esteja sendo consumido, é importante informar o profissional do Laboratório Bioanálises, pois em muitas situações esse dado deve ser levado em conta na avaliação do resultado. Antibióticos e anti-inflamatórios podem ter ação sob a coagulação do sangue, por exemplo. Caso seja detectado que o remédio pode interferir no resultado, é necessário conversar com o médico responsável a respeito da suspensão do consumo durante alguns dias, para a realização do exame.

Posso fazer exames com febre ou gripe ?
Resposta:
Alguns exames são solicitados para diagnóstico da causa da febre e de outros sinais ou sintomas e servem para orientar o tratamento. Por outro lado, exames realizados para controle clínico ou para acompanhamento de doenças não associadas ao quadro febril, não devem ser realizados fora das condições normais de saúde, atividade física e alimentação. Consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer exames nesta situação.

Menstruação interfere nos exames?
Resposta:
Em exames de sangue geralmente não, mas, em alguns exames, como de urina, pode causar interferência sim. Por isso, o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. Para alguns exames de sangue hormonais (em especial FSH, LH, Estradiol, Progresterona, entre outros) é necessário coletar em um período específico do ciclo menstrual. Consulte o seu médico nestes casos.

Existem exames que devem ser realizados em horário específico?
Resposta:
Alguns, sim. Por exemplo, dosagens de Cortisol, ACTH devem ser feitas sempre em horários específicos, porque ocorrem variações nos níveis destes hormônios durante o dia, podendo gerar um resultado falsamente alterado. No caso da dosagem no sangue de alguns medicamentos (exemplos são dosagens de Lítio, Carbamazepina, alguns antibióticos, entre oturos), é recomendada a coleta antes da tomada da próxima medicação, para evitar resultados falsamente elevados. Algumas vezes o médico pede a coleta em horários diferentes dos recomendados. Consulte o médico ou o laboratório para maiores informações sobre o período em que deve ser realizado o exame.

Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?
Resposta:
Sim, a ingestão de qualquer bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque) na véspera da coleta é suficiente para alterar o resultado de alguns exames. O álcool altera, por exemplo, a dosagem de Colesterol e GGT, em intensidade variável. Por isso, o ideal é que, antes da coleta dos exames, o paciente fique pelo menos três dias sem ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.

Quais exames são realizados pelo Laboratório Bioanálises?
Resposta:
Para saber os exames que fazemos, basta acessar o link “Menu de Exames” na lateral esquerda da página. Neste link, você terá acesso à lista completa, com todas informações e orientações.

O Laboratório Bioanálises disponibiliza resultados de exames pela Internet??
Resposta:
Sim. Você pode verificar o resultado dos seus exames no nosso site. Basta clicar no link “Resultado de Exames”, disponível no topo da página inicial. Você precisa ter os dados de acesso que são fornecidos no momento do atendimento para pegar o resultado.